Dispositivos móveis sob um olhar crítico

iPhone 5: Mudando as Proporções da Tela

In Uncategorized on setembro 12, 2012 at 11:16 pm

Hoje foi lançado o famigerado iPhone 5 e tem muita gente comentando que no fundo a Apple apenas aumentou a tela do seu smartphone. Também percebi essa característica, mas o mais importante é que agora o aparelho vai adotar a proporção de tela 16:9 já utilizada pela linha Android.

Imagem

Imagem de divulgação: iPhone 5

Tanto iPhone quanto o iPad usavam a proporção 4:3 de tela, fazendo com que aplicativos fossem mais fáceis de serem desenvolvidos. Outra características é do tamanho sempre igual: smartphone com 3.5 polegadas e tablet com 9.7. Mas ultimamente os consumidores mostraram-se a favor dos celulares com telas maiores. Sendo assim, a Apple pulou de 3.5 para 4 polegadas mas teve que adequar também a proporção. Caso não mudasse, o novo aparelho ficaria perigosamente “mais quadrado”.

Um exemplo que até podemos chamar de “mau uso” da proporção 4:3 é no Optimus VU, um híbrido de smartphone com tablet possuindo uma tela de 5 polegadas que fica exagerada, sem a “anatomia” de um bolso.

Imagem

Imagem de divulgação: Optimus VU

O fato do iPhone 5 perder a proporção 4:3 já implica que milhões de apps antigos, se não forem corretamente atualizados, funcionaram com algumas linhas pretas para preencher o espaço que falta. Um pequeno malabarismo para tapar o novo problema, tendo em vista que os modelos 4 e 4S ainda estarão sendo comercializados oficialmente com suas telas de 3.5 polegadas. Sendo assim, a Apple começa a colocar o pé nas mudanças de displays, algo que sempre deu dor de cabeça em desenvolvedores Android…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: